sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DCZ no jornal

No jornal Opinião Pública da semana passada saiu uma matéria sobre o trabalho da Divisão de Controle de Zoonoses de Mauá.
Para que vocês tenham acesso à matéria completa, vou postá-la aqui no blog. Se quiserem ler a matéria no site do Opinião, acessem http://www.festabc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=764:divisao-de-controle-de-zoonoses-de-maua-realiza-trabalho-de-incentivo-a-adocao-de-animais&catid=36:geral&Itemid=59

Segue a matéria:

Divisão de Controle de Zoonoses de Mauá realiza trabalho de incentivo à adoção de animais

Por Amanda Sakumoto


Cães e gatos abandonados. Essa é uma situação comum nas ruas de qualquer cidade. Por isso, a Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) de Mauá realiza um trabalho de conscientização dos proprietários e de quem deseja comprar ou adotar um animal.
Para incentivar a adoção e a posse responsável de animais, a DCZ de Mauá criou o Blog MauAu (www.dcz-maua.blogspot.com) no qual divulga fotos dos animais disponíveis para adoção e disponibiliza informações e dicas de como cuidar melhor do animal de estimação.
Também são postadas fotos dos pets que já foram adotados, sempre ao lado do novo dono. A divisão entra em contato com as pessoas que adotaram cães ou gatos e procura saber como estes animais estão. Um exemplo deste trabalho é a vira-lata Laika, adotada na DCZ pelo munícipe Fernando P. Colombo. “Laika faz companhia para toda família, principalmente para o pequeno Francesco, de dois anos e meio”, afirma o proprietário.

Conhecendo o DCZ

Desratização e desinsetização de locais públicos, vistorias zoosanitárias relacionadas à maus tratos e criação indevida de animais, campanha de vacinação antirrábica animal, controle da fauna sinantrópica (animais que se adaptaram a viver junto aos seres humanos de forma indesejada) através do recolhimento e identificação de animais peçonhentos (serpentes, aranhas e escorpiões) e animais inoportunos (pombos, carrapatos, entre outros), são algumas das atividades desenvolvidas pela Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) de Mauá.
A DCZ é responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais, portanto não recebe ou recolhe animais saudáveis e que tenham um proprietário. “Nosso trabalho é garantir a qualidade de saúde da população”, explica Flávio Pereira, coordenador da DCZ de Mauá.
Por dia, a divisão recebe cerca de 10 ligações em que o assunto são pessoas interessadas em abandonar animais na Zoonose. Em 18 de novembro de 2009, Mauá deu um importante passo nessa questão ao revogar o inciso 1, do Artigo 1° da Lei 2.993/98, na qual constava que os animais não mais desejados pelo proprietário poderiam ser encaminhados ao órgão sanitário responsável. Hoje, a situação é diferente, o proprietário não pode mais descartar o animal, muito menos um animal saudável, que não seja um risco para a saúde coletiva.
Enquanto está na DCZ o animal recebe tratamento e fica disponível para adoção. “Os animais são adotados já vermifugados e a castração também é realizada por nós”, explica Sheila de Cássia Pires, médica veterinária da DCZ.
A Coordenadoria de Vigilância à Saúde (COVISA) tem promovido encontros com entidades protetoras, membros da OAB e Sociedade Civil, no intuito de elaborar um programa eficiente e que atenda os preceitos de saúde pública, inclusive aqueles previstos no SUS.
Entre outras medidas, a DCZ acaba de elaborar uma cartilha sobre posse responsável. Nela, é possível encontrar leis que garantem o bem estar do animal e os deveres do proprietário como, por exemplo, a Lei municipal n° 2.993/98, que indica, entre outros deveres, a obrigação do proprietário em manter cães e gatos vacinados contra raiva, todos os anos.

Denúncias

A população pode colaborar com o bem estar dos animais, denunciando maus tratos, abuso ou agressão, atos considerados criminosos pela lei 9.605/98.
Os telefones para denuncia são 156 (Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Mauá) e 181 (Disque denuncia de Polícia Civil).



Nenhum comentário: