Semana passada saiu uma matéria, no jornal Opinião Pública de Mauá, falando sobre o trabalho do DCZ e sobre posse responsável.
Sim, afinal adotar ou comprar um animal de estimação traz tanta responsabilidade quanto ter um filho! Portanto, se você acha impossível e impensável abandonar a sua prole em qualquer que seja a circunstância, com os animais de estimação a situação não é diferente.

Quando filhote, eles são muito fofinhos, parece óbvio, mas leve em consideração que o fator fofura um dia acaba. Procure informações sobre o porte, perfil e cuidados que cada raça necesita para saber se o animal combina com sua família. Faça uma pesquisa sobre os cuidados que o animal precisa, tenha consciência de que vacinas, banhos, brinquedinhos (talves até outros mimos), remédios e tratamentos são os gastos gerados pelo animal de estimação. Além disso, ele precisa de um tempinho do seu dia para brincar e receber carinho, limpar quintal, gaiolinhas (no caso de ratinhos e furões), trocar jornal ou areia da caixinha.
Para cães de grande porte e que sejam bravos, também existe uma regulamentação que exige o uso de coleira e fucinheira para dar aquela voltinha no quarteirão, e a obrigatoriedade da identificação no portão da residência do proprietário indicando a presença do cão.
Enfim, um animal de estimação requer dedicação, atenção, amor, proteção, consciência e muita responsabilidade. Hoje, existem leis, ainda não muito conhecidas e não muito aplicadas, mas existem e podem ser acionadas!
Por isso, não se esqueça que você é totalmente responsável por seu animal de estimação e tem a obrigação, por lei, de dar condições de vida à ele!
Obs.: A DCZ está finalizando os panfletos de posse responsável para dar
continuidade ao trabalho de conscientização em Mauá. Assim que estiver pronto postaremos o material aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário